Data de nascimento pode ser lida nos olhos dos mortos

08-02-2008 11:51

 

 Investigadores na Dinamarca desenvolveram um método que permite apurar, através da análise do cristalino, a data de nascimento de uma pessoa, revela um estudo publicado pela revista científica PLoS ONE.

                                                                      

                 
     A descoberta - da autoria de investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca - pode ajudar os cientistas forenses a determinar a data de nascimento de um corpo não identificado e ter outros desenvolvimentos no campo das Ciências da Saúde.

     A lente do olho é constituída por proteínas transparentes, chamadas cristalinos, ligadas de forma tão estreita e particular que se comportam como cristais, através dos quais passa a luz, permitindo a visão.
     Acontece que estas proteínas se formam entre a concepção e a idade de 1-2 anos, e não sofrem alterações fundamentais durante o resto da vida, e foi isso que levou os cientistas a desenvolver o novo método.
     O Carbono-14 é um isótopo radioactivo que ocorre naturalmente na natureza, onde se degrada em nitrogénio muito lentamente e de modo inofensivo para os seres humanos, plantas ou animais.


Se quiseres ler o artigo completo :

https://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=45242