Visita ao Instituto de Medicina Legal de Coimbra

26/04/2011 14:08

Visita ao Instituto de Medicina Legal de Coimbra

    No dia 5 de Abril, o GIC madrugou para apanhar o comboio com destino a Coimbra.

    No Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) esperava-nos a Drª. Rosário, especialista na área da criminologia, que nos encaminhou para a sala de autópsias onde se encontrava o Dr. João, que nos explicaria os vários processos para realizar uma autópsia, os mais variados tipos de crimes e as dificuldades de análise dos corpos.

    Para nossa desilusão e ao contrário do que tinhamos previsto, não nos foi possível assistir a uma autópsia.

    Depois da entrada na "sala", a coragem do GIC para assistir à análise tanatológica, decresceu drasticamente, visto que o odor que se fazia sentir era demasiado intenso... cheirava a MORTO!!! 

    De seguida, dirigimo-nos a um auditório para assistirmos a três palestras, cujos os temas eram a genética /biologia, a patologia forense e a toxicologia. Nesse mesmo local, deram-nos a conhecer os diferentes departamentos do Instituto.

    À tarde, depois de uma manhã muito preenchida e da pausa para almoçar, o GIC "persistente" voltou ao INML para visitar a morgue. Mais uma vez, não pudémos realizar a visita pretendida porque, segundo o segurança, a "arca frigorífica" é um lugar restrito a visitas.

    Apesar da actividade não ser como esperávamos, o GIC gostou bastante!